
Impresionante são as lições que uma árvore tão simples pode nos dar - A videira . Bem, por acaso, sou de uma Igreja Cristã que possui o mesmo nome e, por isso, passei a me interessar mais sobre o estudo dessa árvore. Jesus em suas citações toma a videira como ilustração de sua vida e aquilo que busca fazer entre nós – a sua obra. A relação da videira e seu fruto é clara. “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” Jo 15:5. Mas antes de chegarmos ao fruto, acho que uma análise da árvore será de extremo valor. Descobri que a videira é uma planta muito interessante . Os seus galhos são muito secos, olhando até parece mortos; você apostaria todas as suas fichas em uma árvore assim?...você realmente acredita que poderá sair alguma coisa daquela planta?.Acredite e aposte nisso, pois desse mesmo lugar sairão frutos maravilhosos e que irão impressionar a muitos. Mas antes disso, algumas coisas precisarão ser forjadas para o grande acontecimento - o fruto. No meu estudo sobre como a videira é cultivada e mantida, obtive a informação que ela precisa de muito sol e muito frio; são plantadas em terra fértil, mas recebem pouca água e ainda precisam ser podadas para que haja o fruto. Nossa, como é maravilhoso isso!!!! Perceba que essas etapas, para alguns, tempos muito ruins ou difíceis da planta (calor, frio e ainda ser podadas) nada mais são, a forma que Deus usa para o crescimento do fruto.
A videira tem muito haver conosco, sabia?! A videira é uma obra maravilhosa da confiança de Deus, ou seja, a árvore descansa, passando pelas etapas, para que assim possa produzir os seus frutos, sabendo que no fundo são etapas passageiras que levam a sua completa produção. Precisamos aprender a descansar em Deus, e principalmente, sermos cultivados por Ele... será que isso é fácil? O frio, o calor batendo a sua vida?! Precisamos ter paz em nosso trabalho, na nossa vida sabendo que é uma etapa. Esse descanso é muito importante para que possamos florescer. Quando não descansamos, não deixamos que Deus, ou seja, a natureza ali representada possa agir; é como se disséssemos: deixa que eu mesmo faço, eu sei o que tenho que fazer agora para avançar e perdemos a grande oportunidade de sermos trabalhados para a conclusão do nosso propósito – dar frutos. Assim precisamos dizer: Deus confio em Sua fidelidade.
Ainda no versículo 5 “quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto”, Jesus mostra como a relação da árvore e galho é uma ligação poderosa, pois só dará fruto aquele que estiver permanecido. Pois então, o que acontece com o galho que se “descolou’ da árvore, a resposta é que, além do fruto que não poderá dar, ele, também morrerá. Imagina o quão triste é isso...imagine aquele galho no chão,mesmo que esteja recebendo sol ou até mesmo água, nada pode fazer, pois só sobreviverá, ou seja, o seu propósito só existe, quando está ligado à árvore, pois é só lá que recebe a sua seiva e poderá realizar seus processos bioquímicos .NÃO ADIANTA BUSCAR O SUSTENTO DE OUTRAS FORMAS, POIS A VERDADEIRA SEIVA, ALIMENTO, VIDA ESTÁ NA VIDEIRA VERDADEIRA. Essas etapas, esse sofrimento e para alguns até a morte para muitas coisas, nada mais são do que gerar frutos e nos aperfeiçoar. Assim somos transformados rumo à maturidade e a maior eficiência.
A vida de Deus, hoje está conosco, que maravilha por isso, mas entenda, um dia Deus começou a trabalhar na vida de pessoas, essas se submeteram e entenderam que existia um processo necessário e no decorrer desse processo você já estava sendo gerado. Então chegou o grande e maravilhoso dia, você se manifestou para o mundo, você era o fruto. Talvez essas pessoas nem soubessem que você seria esse maravilhoso fruto, mas a árvore sim. Em você está a semente, a essência de toda a árvore, todo o propósito está na sua nova vida, aliás, você é o mais novo propósito daquilo que já é eterno.
O nosso chamado é dar frutos, para tal, o tempo, os processos são necessários para que você possa ser revelado. Devemos permanecer firmes na Palavra e no que ela nos diz. A fé, talvez, seja o grande desafio, pois por ai passa todo o descanso. Andar por vista não deve ser a nossa realidade, imagina se vier aquele frio ou aquele calor, será que você deixará de receber o seu sustento? Você acredita que está sozinho mesmo? A videira virará para você e dirá: Porque está frio ou calor quero te lançar daqui de cima... A resposta é Não, pois ali está não apenas uma videira, mas a Videira Verdadeira que está disposta, até, a se sacrificar, em uma cruz, por você.
Creia que o tempo ou as situações não farão você fraco, porque ali está o seu sustento que te mantém. Assim devemos nos alimentar dessa árvore, daquilo que é Santo e especifico para você – o galho. Deixemos de nos alimentar daquilo que não agrada a Deus, deixando os desejos da carne e todos as demais coisas para trás e avançar em conhecer aquilo que realmente trás o VERDADEIRO SUSTENTO.
Cristo em nós é aquilo que precisamos...fazer disso uma realidade, uma vida. Vejamos nossos maravilhosos frutos para a Glória de Deus, fazendo e submetendo-se a videira verdadeira. Sejamos nós discípulos para a conclusão do propósito maior de nossas vidas – Glorificar o nome de Jesus!!
Em amor, Diogo.
Obrigado a todos!! Jesus abençoe a sua vida!!!