segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Qual é o propósito de Deus para os médicos?



Há algum tempo tenho buscado essa resposta. Como estudante de medicina tenho visto a presença de milagres em doenças que médicos nunca conseguiram tratar; converso com pacientes que voltaram, apenas para dizer, que não tem mais o problema que antes tinham e que foram contemplados por uma milagre Divino, sendo constatado que realmente não tem mais nada. Por outro lado, me deparo com professores-médicos que mostram a ciência, como a forma soberana de se obter a cura ou salvar a vida de uma pessoa, postura plausível, dentro do contexto ciêntífico que estamos e também ético. Mas diante de todo esse cenário, me pergunto, qual o real propósito do médico diante da figura de Deus?

Exemplo de Médico

Creio que a figura de Lucas é bastante esclarecedora para nós que buscamos cultivar a fé em Cristo Jesus e que atuamos na área da saúde. Ao estudar,no começo desse ano, um pouco mais o livro "Médico de homens e almas" escrito por Taylor Caldwel, pude compreender a real importância de Lucas para a história do evangelho e também sobre a revelação da fé e o amor de Cristo.
Lucas foi um dos quatro evangelistas do novo Testamento, tornou-se discípulos dos apóstolos, seguiu Paulo ao seu martírio e foi o autor de o "Evangelho de Lucas" e "Atos dos Apóstolos". Nasceu em Antioquia na Síria e era pintor, músico, historiador e também um notável médico, sendo chamado de "O médico Amado" pelo Apóstolo Paulo.
Lucas mostra o quanto a sua função médica se aproxima da figura de Cristo, ao mostar em seus livros, trechos que traziam o seu domínio de termos médicos, por exemplo, Lc 16:20 quado se referiu a Lázaro com um corpo cheio de "úlceras"; Lc 8:43 referindo a mulher que havia 12 anos que tinha uma 'hemorragia"; Lc 4:38 disse que a sogra de Pedro tinha 'febre alta".


Também é inegável que a medicina é uma criação de Deus e que Esse dá ao homem o dom e a capacidade de cura do corpo físico das pessoas. Assim o que não for do alcance humano entra o favor divino, com o milagre. Podemos ver isso em: Jeremias 8:22 "Porventra não há balsamo em Gileade? Ou não se acha lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha de meu povo?" e também, o próprio Jesus refere-se aos médicos e a sua função de curar em Lucas 5:31 "Não necessitam de médico os sãos, mas sim os doentes". Essas passagens revelam o quanto a figura médica não é desprezada, nem mesmo colocada a margem dentro de um contexto da fé, justificando a necessidade da sua existência para Deus.


Mas o propósito de Deus é maior para os médicos: Não ser apenas Médicos de homens, ou seja, do corpo físico, mas também, de almas. Assim os médicos poderão ministrar, por completo, a cura nos doentes. Através da fé levam à cura interior e a Cristo. Em 3João versículo 2 "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como vem vá à tua alma". Realmente é o desejo de Deus que estejamos saudáveis tanto de corpo quanto de alma. Essa é uma grande missão que nós, os médicos ou futuros, poderemos realizar, pois Deus nos concedeu a oportunidade de curar por completo.
O simbolo da medicina teve inspiração em Moisés que por direção divina criou uma haste e nela colocou uma serpente para que todo aquele que a olhasse, após ser mordido por alguma serpente, viveria - Nm 21:9. Jesus cita o medicamentos em uma de suas parábolas - bom samaritano. Novamente trazendo a relação de Deus com a medicina.



Deus cura, sim, através da medicina. Assim como a fé em Cristo leva a cura. O plano de Deus incluiu a medicina humana como a Divina para esse propósto.
Ao conhecer mais sobre a vida de Lucas e da importância da medicina na bíblia, pude entender que a medicina não é negada e que Deus, também, jamais poderá negar essa relação.
Essa relação da medicina e Deus é um grande presente para aqueles que a recebem e a entendem. Pois, além de poder trazer o alívio terreno, podemos ser usados para levar ao alívio eterno, livrando as pessoas do mal. O médico, portanto, é um instrumento de Deus.
Lucas foi um grande médico e um grande evangelista, fazia o seu trabalho em conjunto, aliando o seu conhecimento médico com o que tinha de Deus, nunca precisou largar a medicina para servir a Deus - Cl 4:14. Dessa forma foi conhecido como médico de homens e de almas.
Assim, como Lucas, devemos buscar direção de Deus para que o nosso ministério seja eficiente e possamos cumprir o nosso chamado.

Aqui encerro com um belo texto que Li e que desconheço o autor:

Se Deus for contigo

Se Deus for a tua Inspiração, os problemas, por maiores que sejam, serão apenas barreiras que você poderá vencer.

Se Deus for o teu Orientador, na hora da dúvida, ficará bem claro, o caminho que deverás seguir, após uma singela oração.

Se Deus for o teu Médico, saberás distinguir entre a doença carnal, que precisa de médico, e a doença espiritual, que só Ele pode curar.

Se Deus for o teu melhor Amigo, você sabe que poderá contar com Ele a qualquer hora, na alegria ou na tristeza, com ou sem dinheiro, com coragem ou morrendo de medo, ele será teu ombro e te consolará.

Se Deus for o teu Confessor, você terá com quem desabafar, falar dos seus erros, dos deslizes que todos cometemos, e Ele te perdoará e aliviará a tua alma.

Se Deus for a tua Bandeira, e se por Ele lutares, se não negares o Seu nome, o Seu amor e a importância Dele na tua vida, então, Ele também não te negará, não te deixará desamparado.

Se Deus for contigo, nada te abalará, nem pedra que caia do céu, nem terremoto que estremeça o chão, nem inimigos invisíveis da noite, e você terá o maior tesouro que um homem pode alcançar na Terra, terá a paz interior, essa paz te conduzirá a certeza, e essa certeza será transformada em fé, e essa fé produzirá frutos, e seus frutos se espalharão, e o mundo será melhor, e assim, Deus será na sua vida, o que é, foi e sempre será: Tudo!


Obrigado :D