sábado, 23 de maio de 2009

Capelania, o que há de especial nesse trabalho?

Em minha faculdade desenvolvemos um trabalho muito parecido com o que os "Doutores da Alegria" fazem. Na prática, é um trabalho ótimo tanto para quem realiza, como para quem recebe. É visível a diferença de um doente após uma visita dessas. Com o tempo imaginei em um outro foco, mesclar com a oração-evangelismo. Creio que essa é a forma mais eficaz de trabalho no leito hospitalar, não só levando a esperança de vida, mas a vida eterna. Isso sim é um grande presente que podemos desfrutar, ainda mais, nós, profissionais da área de saúde que convivemos boa parte de nosso dia nesse ambiente. Então a capelania começou a me chamar a atenção, primeiro porque é um trabalho evangelístico em um ambiente hospitalar levando seus inúmeros benenefícios, segundo porque é uma forma de mostrar a relação íntima que existe da fé com a medicina, não as afastando, mas as aproximando, para que o trabalho final seja totalmente eficaz. Sendo a fé participante da "relação interdisciplinar", que hoje, tanto se busca na prática da Saúde.

O que é Capelania Evangélica?

É um ministério que tem procurado desenvolver, na prática, o amor ao próximo. Busca levar a esperança através da figura de Cristo. Mostra aos pacientes a realidade da bíblia para aquele contexto vivido. Assim, os pacientes relatam suas dores e medos vividos durante o tratamento, ou mesmo, que já possuiam e são incentivados a buscar na fé, em Cristo, o seu restabelecimento e um novo ar de vida. Tenho visto algum desses trabalhos aqui em MT e tenho me impressionado com o resultado.


Onde atua?

A sua grande missão são os hospitais. É um ministério que tem várias vertentes, pelo que pude perceber, igrejas evangélicas das mais diversas denominações, e também, trabalhos infantis estão sendo desenvolvidos com a base envangelística realizados através de teatros, brincadeiras. Um dos trabalhos infantis que me chamou a atenção, você poderá conferir no site www.ministrosdaalegria.com.br

(Integrantes do projeto Ministros da Alegria)

Os hospitais que contam com a presença dessa visão são melhores enquadrados dentro de um contexto onde tem-se buscado o trabalho conjunto, ou seja, múltiplas áreas que cooperam para uma coisa: a melhora do doente. Assim é renovado o ambiente hospitalar com a alegria que a fé promove, além de aumentar os laços de amor e amizade entre as pessoas, melhorando a relação: profissionais da saúde e paciente. Em muitos casos, a Capelania ajuda a preparar o paciente terminal e sua família para enfrentar a morte próxima, trazendo-lhes consolo e esperança da vida eterna, através da salvação, situação essa, que normalmente, um hospital não oferece em um momento tão delicado.

Fé e o tratamento (texto extraído)

Pesquisas científicas têm sido publicadas reafirmando o impacto da fé sobre a saúde física e mental de pessoas que têm uma fé intrínsica e demonstram frequência a uma comunidade religiosa. Nestas pesquisas torna-se evidente que o grupo dos cristãos ocupa o centro das respostas favoráveis, o que nos faz lembrar que muito além da “fé na fé”, estas pessoas têm em Cristo a resposta para suas vidas, sendo ajudados e sustentados por Ele em todos os momentos.O Dr. HAROLD KOENIG, psiquiatra, geriatra e pesquisador da Universidade de Duke, nos EUA, conclui em seus livros, que as pessoas que têm fé em Deus, frequentam regularmente uma igreja e cultivam um bom relacionamento com Deus apresentam os seguintes resultados: Melhor engajamento ao tratamento médico, melhor aceitação ao tempo de hospitalização, aumento da imunidade orgânica, pressão arterial mais estável, menos problemas estomacais e de cólon, menores índices de ataques cardíacos, menor tempo de recuperação de cirurgias, menos dor, níveis mais baixos de stress, menores índices de depressão e ansiedade, maior auto-estima, menores níveis de ansiedade, desenvolvimento com drogas e álcool, de suicídios, etc.


É inegável os benefícios de um trabalho como esse. Assim deve ser incentivado e sempre divulgado. Creio que após ter estudado sobre esse tema, pude valorizar mais o ambiente hospitalar e saber que ali é um campo branco pronto para a colheita. Obrigado :D
OBS: Abaixo está um vídeo que os Ministros da Alegria fizeram com o André Valadão


(Integrantes do Projeto Ministros da Alegria participando do clipe de André Valadão)






terça-feira, 19 de maio de 2009

Mind Maps...

Formas mais fáceis de dinamizar o estudo tem sido desenvolvidas ao longo do tempo. Uma das grandes sensações atuais são programas que simulam "mind maps" no computador. Eu baixei e recomendo p/ o desenvolvimento do estudo, seja ele, bíblico, científico ou temas do dia-a-dia. O mind maps é a representação da chamada "tempestade de informações" ; tem me ajudado bastante quando tenho que ouvir alguma apresentação e procurar um encadeamento das idéias.
Ai vai uma dica de um site que baixei o programa: http://cmap.ihmc.us/download
É de fácil entendimento e está em português.
Minha próxima postagem será o tema "Capelania evangélica, o que há de especial nesse trabalho?" vale a pena conferir.
Abçoss :D
(Clique na imagem para ampliar)

"Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado, coração compungido e contrito, não o desprezarás, Ó Deus" Sl 51:17

sábado, 16 de maio de 2009

Aborto...




Código de Ética Médica

Art. 2º - O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.

Comentário Diogo: O feto, de forma absoluta, é um ser humano, pois ali está o estado natural para o seu desenvolvimento e ali está a essência. Observar o estado que se encontra e achar que o tempo limita o fato de ser ou não humano é uma grande distorção, afinal seria o homem capaz de determinar o tempo da vida? Como estudante de medicina caracterizo as etapas de um feto, como grande parte da classe, como muito complexa e impossível, em sua verdadeira amplitude, de caracterizar alguma fase como sendo não humana. Sabemos que para formar o humano, passamos por todas, até a fase mais "morta", se é possivel dizer isso, é necessária para a seguinte e por fim o parto.

Art. 6º - O médico deve guardar absoluto respeito pela vida humana, atuando sempre em benefício do paciente. Jamais utilizará seus conhecimentos para gerar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade.

Comentário Diogo: Aqui está a grande função do médico... A vida... e mais... essa deve ser guardada e zelada pelos conhecimentos que possui.

Art. 28 - É direito de o médico recusar a realização de atos médicos que embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.

Art. 29 – É vedada ao médico a prática de atos profissionais danosos ao paciente, que possam ser caracterizados como imperícia, imprudência ou negligência.

Comentário Diogo: O aborto é crime caracterizado por negligência da lei e dos princípios que regem a prática médica. Resumindo: CRIME

Art. 38 – É vedado ao médico ser cúmplice com os que exercem ilegalmente a medicina, ou com profissionais ou instituições médicas que pratiquem atos ilícitos.

Comentário Diogo: É notório que quem faz o aborto não vá dizer, sendo o médico ou a mulher, por isso que temos esse crescimento de clínicas, hospitais e procura por "serviços médicos".

Art. 42 – É vedada ao médico a prática ou indicação de atos desnecessários ou proibidos pela legislação do país.

Comentário Diogo:
Novamente, pela legislação temos um crime. Assim sendo, o médico que realizar é um criminoso que terá que cumprir com as leis do país.

Art. 43 – É vedado ao médico o descumprimento da legislação específica nos casos de transplantes de órgão ou tecidos, esterilização, fecundação artificial e abortamento.

Comentário Diogo: Aqui de forma mais clara e com a palavra aborto.

Art. 49 – É vedada ao médico a tortura ou outras formas de procedimentos degradantes, desumanos ou cruéis, e ser conivente com tais práticas ou não as denunciar quando delas tiver conhecimento.

Art. 50 – Fornecer meios, instrumentos, substâncias ou conhecimentos que facilitem a prática de tortura ou outras formas de procedimentos degradantes, desumanos ou cruéis, em relação à pessoa.
(feto vítima de aborto)

Comentário Diogo:
O aborto é super degradante tanto p/ o feto como para a mãe. O feto fica totalmente dilacerado e distruído. É uma imagem terrível. Para a mãe não preciso nem dizer, acho que só a consciência já é um ótimo argumento, mas não posso deixar de citar a morte de muitas mulheres durante o ato abortivo. Engraçado, aquilo que fazemos e não vimos, para nós é o mesmo que não termos feito. Sugiro então a uma mãe que queira abortar, esperar o bebê nascer, olhar em teus olhos e vê-lo chorar em seus braços e assim que tiver a oportunidade lança-lo de cima do prédio para então conceber a morte que antes desejava.
Vou aqui colocar algumas formas de se provocar o aborto e tire suas conclusões: Envenenamento salino, sucção, dilatação e curetagem, D& X(talvez o mais perverso) e uso de prostaglandinas.

Art. 54 – É vedado ao médico o fornecimento de meio, instrumento, substância, conhecimento ou participação de qualquer maneira na execução de pena de morte.

Comentário Diogo: Com certeza a institucionalização do aborto é, na verdade, uma pena de morte covarde, que nem mesmo temos para os grandes assassinos do Brasil.

Art. 55 – É vedado ao médico o uso da profissão para corromper os costumes, cometer ou favorecer o crime.

Comentário Diogo: Médico como um profissional ou um grande picareta

Art. 67 – É vedado ao médico desrespeitar o direito do paciente de decidir livremente sobre o método contraceptivo, devendo o médico sempre esclarecer sobre a indicação, a segurança, a reversibilidade e o risco de cada método.

Art. 140 – É vedado ao médico falsear dados estatísticos ou deturpar sua interpretação científica.

Comentário Diogo:
É notóri0 que grande parte dessa discussão parte, principalmente, do aborto no aspecto do estupro e, assim, muitas pessoas buscam carona para que consiga à legalização do aborto. Dados indicam que mulheres que engravidam vítimas do estupro são muito, mais muito, pequenos, perto das mulheres que engravidam por descuido ou concentimento. Assim aproveitar de uma situação para que se consiga comoção é um grande absurdo e que está, muitas vezes, patrocinado, no plano das idéias, por muitos médicos, infelizmente.




Um pouco da visão de Deus, segundo a bíblia.

Agora como um cristão não posso deixar de comentar sobre a importância da vida para Deus.
Deus já nos chama por pronomes pessoais ainda no ventre materno como em Jeremias 1:5 "Antes que te formasse no ventre te conheci". Aqui mostra a grande relação de Deus com o feto, sobre o seu conhecimento e portanto a sua importância. Em salmos 139:13-14 "Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste". De maneira absoluta está a presença de Deus nessa fase da vida e aqui está parte de sua obra ao gerar uma vida. Não podemos deixar de lembrar nunca, que Deus se fez homem na concepção, está em Lucas 1:31 "Eis que conceberás e darás á luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus". Mostrando a concepção já como forma de vida, ou seja, o primeiro estado embrionário. Se já na concepção está a presença de Deus, quem dirá no restante, vimos isso em Salmos 139:16 "Os Teus olhos me viram substância ainda informe", o salmista usa esse termos para mostrar o cuidado de Deus por ele ainda nos primeiros estágios, a primeira parte da vida( desde a nidação até a primeiras semanas). Aqui encerro com talvez uma das coisas que mais me impressionei nesse tempo de 6 anos que estudo o evangelho. O fato de João Batista ter sido cheio do Espírito Santo ainda no VENTRE materno - Lucas 1:15. E ainda mais espetacular João Batista, ainda no vente materno, se encher de alegria, assim, que Maria grávida de Jesus, chegou para a visita.




Obs: Sugiro a todos que leram até aqui, façam uma forcinha e assistam ao vídeo que postarei de forma bem resumida, está logo abaixo. Obrigado a todos :D



sexta-feira, 15 de maio de 2009

Tudo tem um começo....

E esse é o começo desse blog!!! :D